9 de novembro de 2009

TO BEGE: UNIBAN + MURO DE BERLIM


Se você acha que a loira mais comentada da última semana foi a Madonna com a sua chegada ao Brasil, você está completamente enganado. A loira mais comentada não dança, não canta, não escreve e não era famosa. Ela só estudava.

O nome dela é Geisy Arruda, tem 20 anos e foi a protagonista da confusão na Uniban.

A primeira vista, logo quando começou o burburinho na mídia e na internet sobre o caso, eu dei pouquissíma atenção (tenho o costume de ignorar fatos que envolvam esta pretensa universidade). Logo que vi o vídeo de relance, pensei: Ah, deve ser um monte de sem educação sem nada o que fazer que resolveram sair gritando por aí! Mas quando enfim, me deparei com a verdadeira história fiquei REVOLTADO!

Não vou cair na mesmice de dizer que nem parece que estamos no século XXI e que o melhor é a anarquia total em que todos podem tudo e ninguém pode nada. Mas não consigo me conformar com a hipocrisia burguesa e machista

Como pode uma pessoa ser achincoalhada em público só porque usou uma mini-skirt? O que a roupa tem haver com a personalidade dela? E ainda que ela fosse de fato a "Puta" dos xingamentos, porque aquelas pessoas se importam tanto?

Afinal, os xingadores são os mesmos que se divertem com as inúmeras Mulheres-Frutas, com as "semi-famosidades" que desfilam no carnaval e adoram ouvir funk proibidão em seus carros tunados quando saem para a "night".

Essa moralidade torta seria absolutamente compreensível, num país puritano como os EUA, em que uma simples propaganda de cueca é motivo de alarde social (apesar de eu não concordar) - como o último anuncio da Calvin Klein.

Além disso, mesmo que Geisy estivesse errada, mesmo que fosse proibido circular de mini-saia (o que eu duvido que esteja no regimento escolar), a garota não podia de forma alguma ter sido vítima de pessoas que ACHAM que podem fazer "JUSTIÇA" com as próprias mãos! Essa coisa que se denomina Universidade não é capaz nem de ensinar aos seus alunos qual é o papel das Instituições na vida das pessoas, e que todos, mas todos são INOCENTES até que se prove o contrário. Chamar a atitude desses vandâlos de "defesa do ambiente escolar" é a mesma coisa de chamar a atitude dos traficantes dos morros cariocas de "defesa do ambiente social".

E como diria, o blog BotecoSujo: defesa do ambiente escolar não signfica, por exemplo, lutar contra a direção de uma universidade que mantém cursos não reconhecidos pelo MEC, Defesa do ambiente escolar significa filmar as coxas de uma loira com o celular, ameaçá-la de estupro e gritar "PUTA, PUTA" a plenos pulmões, dentro o ambiente esperado de uma universidade como a Uniban.

Hoje, o mundo comemora 20 anos da Queda do Muro de Berlim, 20 anos da reunificação de um território separado artificialmente e egoisticamente. Eu tenho vergonha de ser humano pelo fato de esse muro já ter existido. Mas, eu também tenho tanta vergonha da falsa moralidade da classe média brasileira, daquela que lê Veja e acha que tudo que está ali é absoluta verdade e ciência.

Foi mais fácil derrubar o muro de Berlim, do que ultrapassar os limites da moralidade cristã da Idade Média.

2 comentários:

SARASWATTI disse...

Deixo aqui minha solidariedade à sua opinião.

http://saraswattibenzaiten.blogspot.com/2009/11/comportamento.html

Abraços da BEN.

Paper Face disse...

Rafa... vc deveria ganhar um prêmio por estas matérias da Campanha GEISY-SE. Não me cansei de ler ainda.
LINDO!!
=)