16 de dezembro de 2009

FIQUE BEGE: BADROMANCEMANIA - ACASO OU CONSPIRATÓRIO?

É bem claro que a música Bad Romance de Lady Gaga é um hit estrondoso!!! Não importa se você gosta ou não, mas você já ouviu e ficou com o RomaRomamama na cabeça, com certeza.

Não param de surgir versões, tutoriais e covers dessa música na internet. Algumas são boas:




Alguns são muito bons, como essa história coreografada tomando a letra de Bad Romance como tema para uma disputa amorosa:




E outros, nem tanto:




Mas foi nesse vídeo bobinho que eu prestei atenção numa informação super inteligente no minuto 1:09, quando aparece uma mensagem na tela dizendo: "Alguém prestou atenção em todos os símbolos católicos que aparecem no clipe de Bad Romance?"

Pois é, até aqui, eu tinha visto esse clipe e mostrado para outras pessoas um milhão de vezes e obvio que reparei numa bancada de simbologias mas para mim era só uma msicelânia colocada no mesmo balde. E comecei a partir daí pesquisar e pensar que nada é tão por acaso assim. Seria Lady Gaga Fruto de uma nova teoria da conspiração?

O clipe é uma mistura de simbolismos profundos, criatividade fashion, decadência moderna e imagens religiosas, tudo isso em prol da celebração da grande indústria musical (Se você acha que é muita viagem, termine de ler!).

A teoria que gira em torno da idéia conspiratória mostra que já deu pra ficar claro que as fotos de Gaga, imagens e vestuário não são escolhidas por acaso. Poderia existir muita simbologia oculta em toda a sua volta: desde elementos de controle mental, até culto ao deus Baphomet, elementos e imagens de sociedades secretas e por aí vai.

Mas a grande metafora da letra da música e do vídeo não é exatamente o que aparentava ser e nisso eu acredito: aparentemente, a letra se referia ao relacionamento entre duas pessoas, quando na verdade, possa ser o relacionamento que Gaga quer ter com a indústria fonográfica.

Analisemos mais de perto:

Bad Romance é o primeiro single do álbum. Se você olhar em seus trabalhos anteriores, a principal mensagem de sua música é que ela está disposta a fazer qualquer coisa, mesmo sacrificando-se, para obter fama através da música. (como na sua primeira foto de divulgação)

Assista aos últimos minutos dessa introdução de seu primeiro show (controle mental e busca incessante pela fama):




O novo clipe continua na mesma direção, descrevendo Gaga como uma vítima da indústria da música. Ela quer viver um romance com a indústria da música de forma abusiva e cruel. Ela sabe de todas as suas falhas, mas ela ainda deseja fazer parte mais do que qualquer outra coisa.

Ela é um Fame Monster ... ela se alimenta de fama ... ela curte ser famosa ... se ela deixar de ser famosa, ela vai morrer ou algo assim ... Em valor nominal, a letra da canção parece dizer sobre seu desejo de conseguir ser dominada por uma espécie de psicopatia, mas o vídeo revela que o psicopata é na verdade a indústria da música.

O vídeo é denso, com símbolos e imagens estranhas. Algumas são significativas, enquanto outras parecem ser aleatórias. No entanto, todo o conceito poderia ser uma grande alegoria para a realidade da fama. Ela desempenharia o papel de uma escrava sexual, controlada e drogada que está preparada para receber os membros da máfia russa.

O vídeo começa com a Gaga emergindo do que parece ser um caixão de alta tecnologia ou talvez um tanque de privação sensorial. (Privação sensorial é uma técnica de tortura usados em "escravos" submissos , a fim de induzi-los a deixar a realidade e facilitar a sua reeducação.)

No início do vídeo, ela está privada de todos seus sentidos. Ou seus olhos, orelhas e nariz estão cobertos.

Gaga não pode ver ou ouvir nada

Em uma cena, ela está usando óculos grossos e falando para si mesma através de um espelho.

Esta é uma clara referência ao Who's Tommy , o filme, onde um garoto surdo, mudo e cego só se torna sensível quando olha para o seu próprio reflexo no espelho.

Gaga, em seguida, banha-se e depois é tratada por cerca de duas mulheres. Ela luta contra, mas então aparentemente aceita a sua fé e até levanta as mãos em louvor.

Durante todo o vídeo, há um vai e vem , e ela é forçada através de seus deveres como um escravo. Forçam-na a beber vodka, que é de fato uma metafora para as drogas. Em sociedades secretas, dizem que escravas sexuais controladas são severamente drogadas, para entorpecer os seus pensamentos e torná-los facilmente manipuladas.

Gaga é, então, despida e forçada a se apresentar na frente de um monte de homens. Esses "mafiosos" podem representar os Illuminati, a força obscura, de decisão da indústria da música. As máscaras representam sua natureza oculta. Cada indivíduo está em uma gravadora, que está oferecendo para ver quem vai assinar com ela.

Gaga parece estar bem consciente do que está acontecendo e ela opta por um cara especial, que parece ter o que ela quer. Este homem parece gostar e tem propostas.

Na segunda parte do vídeo, suas mãos estão estrategicamente colocada sob cabeças com chifres. Imediatamente depois, um fogo ilumina o quarto. Cabeças em cada lado da cama são de gazelas, que simbolicamente se referem, possivelmente, a Baphomet, o deus chifrudo do ocultismo ocidental.

A presença dos deuses de chifres naquela sala não seria meramente decorativo, seria muito simbólica.

Gaga é a "oferenda" no altar do Baphomet, a fim de tornar-se iniciada e aceita dentro da Ordem. Ela não quer "ser amiga" da indústria da música, ela quer ser um monstro da fama.

Assim, esta oferta é consumida pelo fogo, e não o sexo, porque se trata de Baphomet, e não o cara russo. Ele era apenas um meio para que ela conseguisse o que queria= a fama.

Quando o fogo começa, outra cena passa simultaneamente mostrando Gaga e dançarinos mascarados vestidos de vermelho, a cor de sacrifício e de iniciação. As roupas que ela usava (branco virginal) durante a maior parte do vídeo são substituídas pelo vermelho sangue, uma confirmação visual do fato de que ela é agora iniciada e aceita como uma privilegiada.

Gaga faz então sua marca registrada "Olho no triângulo, no gesto da mão", após sua iniciação, ao tornar claro quem é dono dela agora ... os Illuminati.

Aqui vale um parenteses para algo que por mais que eu achasse que fosse marca registrada dela, nunca tinha parado para pensar: essa fixação no foco no olhar.

Você só precisa olhar para pouquissimas fotos ou vídeos de Lady Gaga para perceber que ela está sempre escondendo um de seus olhos. Aqueles que conhecem algo do simbolismo dos Illuminati sabem que o Olho Que Tudo Vê é provavelmente o símbolo mais reconhecido, constando inclusive nas notas de dólar americano. O gesto de esconder um olho, geralmente o esquerdo, relança as ordens ocultistas.

O Olhos que tudo vê é a metafora mais forte do controle mental e do controle social. E põe em cheque, inclusive, a ideia de livre-arbitrio.

Uma coisa é certa: Lady Gaga faz muita propaganda para o Olho Que Tudo Vê.


A cena final mostra Gaga deitado na cama com o esqueleto queimado dos mafiosos russos. Verdade ou não, nunca saberemos, mas que tem uma ponta de sentido um muita coisa, ah isso tem!!! Nothing happens without a reason!!!


5 comentários:

Rodrigo disse...

To beje.

Splash Mercedes disse...

fiquei com MAIS medo dela .
sério!

Paper Face disse...

Humm, tinha ouvido falar, mas não tinha estudado.
Lady GaGa meu amor por vc tá abalado...
=/
Mas sério, o que não é Teoria da Conspiração hj em dia hein??

Cat B. disse...

será tudo isso heim?

GabrielB13L disse...

caraculhus! que isso... o pior é que tem sentido!!! nuss!!
fiquei cabrero agora rsrs