1 de fevereiro de 2010

FIQUE BEGE: COUNTING DOWN FOR LOST 3,2,1



Com final de semana super cheio entre estudos e provas, não deu tempo de atualizar o Counting Down for Lost. Então o post de hoje é super querido e animado e música da vez não poderia ser outra: Shambala do Three Dog Nights. Exatamente como a chuva que cai agora, Shambala tem como tema central o "ato de lavar a alma".

De acordo com a mitologia Budista, Shambala é um reino místico escondido em algum lugar nos Himalaias. Este reino é mencionado em diversos textos antigos que se referem a Shambala como um local físico ao qual só podem ascender indivíduos com o Karma apropriado.

Note-se que o Karma é um conceito comum nas religiões Dhármicas (isto é, que se baseiam no Dharma) e denota todo o ciclo de causa e efeito das nossas ações. Ainda sobre Shambala, Dalai Lama diz que "só podemos dizer que é um local puro, um local puro no reino espiritual humano. E a menos que se tenha o mérito e associação kármica necessários, é um local impossível de alcançar".

No vídeo de Orientação de 1975, revelado durante o Lost Experience, deu pra sacar que os objetivos científicos da Iniciativa Dharma e Alvar Hanso tinham um significado mais espiritual de "Dharma".

Deste modo, podemos pensar que um dos objetivos intelectuais ou espirituais da Iniciativa Dharma era o de encontrar ou construir Shambala, o seu próprio "reino" de pureza e riqueza espiritual. Seria a Ilha, ou um local na Ilha, um "Shambala"????

Há ainda outro aspecto interessante relacionado com a música. Melodicamente, "Shambala" é quase uma cópia de "My Maria" de B.W. Stevenson.


Apesar de esta última também ter sido um êxito, B.W. Stevenson nunca chegou a figurar nos "tops". Em termos melódicos temos duas músicas que rimam uma com a outra, mas o seu conteúdo acaba por ser funcionalmente diferente.

É desta forma que as histórias de Hurley e do seu pai se relacionam: David Hurley abandona o seu filho quando ele tenta ajudá-lo e Hurley, por sua vez, parte para a Austrália quando o pai o tenta ajudar.

Tal como as músicas, a melodia da história é diferente mas a base de acordes é idêntica.

Shambala é a música que toca no rádio quando o pai de Hurley vai embora, e é também a música de quando Hurley consegue ligar o motor da Kombi Dharma (da qual eu tenho uma hahahaha).



Dar volta em circulos NUNCA foi TÃO divertido!!!

Baixe aqui a versão original de Shambala de 1973 e a versão atualizada do grupo Rockapella

Shambala - Original
Shambala - Rockapella

Nenhum comentário: