20 de junho de 2009

FIQUE BEGE: HAPPY BIRTHDAY BOB ESPONJA!


Como todo nerd, eu sou fascinado pelo mundo dos desenhos animados. Minha paixão de uns 6 anos para cá, tem sido bastante dedicada ao nosso amiguinho que vive num abacaxi no fundo do mar, o Bob Esponja Calças Quadradas.

Como o primeiro desenho do personagem foi ar em 1999 nos EUA, no mês que vem ele completará 10 anos de idade. A Nickelodeon já preparou uma maratona de 110 episódios, com os 100 mais bacanas e 10 episódios inéditos.

Além de heroi infantil, Bob Esponja é um ícone entre a comunidade Geek. Sua ingenuidade é o que atrai o público infantil, mas são as peripécias, aventuras e piadas adultas que atraem a comunidade nerd. Até dublagens de músicas pop são facilmente encontradas na net. Esta mesmo ficou incrivel e foi feita por um menino de 13 anos:




Nesse tempo que esteve no ar, a esponjinha do mar também criou muita polêmica. "Acusado" pelos setores mais extremistas de direita, a relação entre Bob Esponja e Patrick ( seu melhor amigo Estrela-do-Mar) era vista como um discurso pró-aceitação das relação homossexuais. E apesar de seu próprio criador ter dito que Bob é A-ssexual a polêmica permanece. Para mim, pouco importa. Aliás, adoro o episódio do Dia dos Namorados que Patrick tenta fazer uma surpresa ao Bob Esponja (hummmmmm)...Adoro o final do filme em que Patrick dança vestido numa meia calça arrastão com botas possivelmente Stella McCartney num visual bem Vogue Sticky And Sweet (hahahahahaha)..... E não dá pra deixar de mencionar o episódio de 40 min em que David Bowie (de fato) empresta sua voz a um personagem...SENSACIONAL!

Assexuado? Sei...Mas fato que na história da televisão qualquer dupla masculina eleva o teor da discussão nos setores mais conservadores: é só pensar em 'O Gordo e o Magro' ou em 'Ernie e Bert"', fazendo referência a dois ícones do humor americano. A primeira dupla cômica era dos anos 1930, e a segunda do seriado de TV americano "Vila Sésamo".

Se você assim como eu toma banho com Xampu do Bob Esponja, tem o Condicionador do Bob Esponja, tem a colcha do Bob Esponja, porta lápis do Bob Esponja e guarda balas num Bob Esponja, não deve perder a turnê brasileira da estátua de 4,5 metros do Bob Esponja, que desembarca no país para comemorar os dez anos do personagem, celebrado no próximo dia 17 de julho.

A estátua de Bob Esponja já passou pela Holanda, França, Austrália e México. No Brasil, ficará exposta no Parque Villa Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001), em São Paulo, de 19 a 28 de junho. A entrada é gratuita. Fique agora com a música final do Filme do Bob em que ele faz uma paródia das bandas de Rock dos Anos 80:


Nenhum comentário: