1 de abril de 2009

FIRST POST: Bonobos of Aquarius


Sempre tive vontade de fazer um blog onde pudesse expressar e dividir idéias, por outro lado ficava pensando no primeiro post...como se ele fosse dar a cara do que eu escreveria dali pra frente (bem coisa de taurino, que vive eternamente no amanhã, se abdicando, muitas vezes, do hoje).

Mas numa conversa de bar em que três amigos divagavam sobre humanidade, festas, trabalho, frescuras e empreendedorismo surgiu o assunto que seria digno de um FIRST POST. Não, não é um enredo de escolas de samba (apesar de todos falarem da humanidade) hahahaha...

Na verdade, eu volto para a Antiguidade (e de novo, não é um enredo de escola de samba (rs)) para falar, não dos humanos, mas dos Bonobos – isso porque a Anna Marion ( a amiga do bar) disse com muita convicção de que havia assistido no Discovery Channel um documentário intitulado “ A Guerra dos Bonobos” (!) de que eles eram muito violentos e disputavam territórios, fêmeas, comidas e com tanta ferocidade eu resolvi pesquisar sobre os tais Bonobos, dos quais, até então, eu estava até com medo.

Se gritassem na rua: Olha um Bonobo!!!! Eu sairia correndo para o sentido inverso (até gritarem olhem uma aranha (o bicho que mais tenho medo hauhauhauhau).

Mas felizmente o que eu encontrei foi exatamente o contrario do que a Anna havia dito. Os Bonobos foram descobertos em 1928 por uma cientista americana no Congo (antigo Zaire), eles até parecem os chimpanzés, mas seu comportamento é extremamente diferente. São animais extremamente pacíficos, com uma estrutura social muito curiosa: as fêmeas são as chefes dos clãs e tem relações bem estreitadas. O sexo é parte central das relações sociais, não havendo barreiras entre machos e fêmeas – o único limite é o contato entre membros da mesma família. Bonobos não escutam Tim Maia e vale dançar homem com homem e mulher com mulher. Vale TUDO!!!!

As fêmeas geralmente não sabem quem é o pai de seus filhos, então para protegerem seus queridinhos, elas se dão suporte mútuo. Os pais também não sabem quem será seu sucessor, o que diminui os casos de infanticídio. Além disso, as fêmeas estão sempre tentando ficar atraentes, mesmo fora do seu período fértil, então os machos tem mais o que fazer, do que ficar se preocupando com a sucessão de liderança, até porque quem manda ali são as mulheres!!!! Girl Power!!! Até hoje, não se registrou nenhum caso de assassinatos entre animais da mesma espécie...e nem precisa dizer porque...eles se matam de outra maneira bem mais divertida...

E os chimps? São assim também? NÃO....eles são exatamente o contrário: machistas, disputam tudo na força, no grito, violentos, territorialistas, etc....

Bonobos viraram símbolos de liberdade e por isso, eles mereceram ser um primeiro post. Assim abro o caminho para uma orgia de idéias, passíveis de críticas e elogios.

E depois da pesquisa contei a Anna quem de fato eram os Bonobos, e a reação dela foi: então temos que criar a Bonobo FEST!!!! Será que um dia isso sai do papel? Espero que sim!!!! Ia ser engraçado!!!! A mulherada ia ter que comandar a jogação!!!!

OBS: o título do post foi modificado já que enquanto eu escrevia, o Shuffle do Itunes começou a tocar Age of Aquarius, que aliás tem tudo haver com os Bonobos....(rs)





Mas fiquei numa grande dúvida: se a humanidade descende dos símios, quem serão nossos ancestrais: os Bonobos ou Chimpanzés?

Qual a sua opinião? Responda a Enquete!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Conocos foram os primeiros hippies?

Definitivamente descendemos dos chimps

Rafa disse...

hahaha...Conocos?Ou Bonobos? Se eles hippies, eu não sei, mas que até hoje eles levam uma vida paz e amor isso parece ser verdade!! rs

Priscila Janke disse...

Ahahahahahaha
Rafa, não sou blogueira, mas vc ta merecendo!!!
Posso postar só risadas??? Adorei seu texto inaugural!!!
Hahahahahahaha
Muitos beijos!
Pri