5 de maio de 2009

FICA DICA: THERE´S NO PLACE LIKE HOME


Hoje está fazendo um dia absolutamente lindo em SP!!! São dias como esse que eu agradeço de morar quase em frente ao Parque de Toronto.

O parque tem acesso pela Marginal do Tiete sentido rodovia Castelo Branco, entre as Pontes do Piqueri e a ponte da Anhaguera. No meu album do Picasa, vc pode conseguir a localização correta pelo GoogleMaps, basta clicar no título deste post.

Inaugurado em julho de 1992, o Parque nasceu de um programa de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que tinha como objetivo propiciar aprimoramento profissional, consultoria e transferência de “know-how” entre os técnicos das duas cidades. Este Parque é também fruto de uma reivindicação da população local, que há muito vinha solicitando sua construção para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago, procurado como uma forma de lazer na região.

Os brejos e o lago constituem grande parte da área do Parque, que apresenta, por isso, uma fauna com morada e hábitos típicos desses ecossistemas. No brejo os animais encontram abrigo, alimentação abundante e locais privilegiados para a construção de ninhos protegidos de predadores. Vivem no Parque frangos-d’água, martins-pescadores-grandes, socós-dorminhocos, biguás, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água e jararaquinhas-do-campo.

Foram plantadas espécies nativas encontradas às margens de bacias hidrográficas para a formação de mata ciliar. São também encontradas plantas aquáticas, e outras árvores distribuídas de maneira esparsa possibilitam sombreamento em locais de passeio. Marcando o convênio Brasil-Canadá, foi implantado um bosque de coníferas, vegetação característica da paisagem canadense.

Para quem quiser sair de SP, sem sair de SP, é uma ótima pedida! O parque é bem tranquilo, mesmo nos finais de semana - bem diferente dos Ibirapueras da vida. Para quem gosta de andar de Bike, as ruas do entorno são bem largas e calmas. Dogs são bem-vindos, mas sempre na coleira!

Fica aí a dica de um programa simpático e barato (em tempos de crise hehehehehe)... Veja as fotos também em http://picasaweb.google.com/FiqueBege/ParqueDeToronto#5332324512997631586

Nenhum comentário: